Sabe mesmo como se calcula a mais-valia na venda de um imóvel?
Marco Libório — Senior consultant e CEO da empresa UWU
Marco Libório é consultor na área financeira e fiscal há cerca de 18 anos. Fundou a UWU Solutions em 2003, onde exerce funções de CEO e Senior Consultant. Paralelamente, é docente e formador deste o ano 2000, tendo lecionado nomeadamente na ESB da Universidade Católica Portuguesa e no IPL – Instituto Politécnico de Leiria. Em termos académicos, é Mestre em Gestão pelo INDEG – ISCTE, tendo finalizado também pós-graduações em “Gestão Empresarial” e “Contabilidade Avançada e Fiscalidade” naquela instituição. É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora. Acredita piamente que os “números” não têm de ser um tema “cinzento”. É possível explicar finanças e fiscalidade de uma forma que todos entendam, e até gostem! Já escreve conteúdos e artigos na sua área há algum tempo, mas só agora se prepara para publicar o seu primeiro livro “Como poupar em impostos no imobiliário – Porquê pagar mais, se pode pagar menos!”. O primeiro de muitos…
Costuma dizer-se que a consultoria fiscal é algo caro e apenas acessível aos investidores mais endinheirados. Pois bem, este livro vem contrariar essa lógica, disponibilizando dicas de poupança fiscal a todos os investidores imobiliários, abrindo assim oportunidades idênticas também para os pequenos investidores.
Estamos a falar de uma fórmula matemática que, no fundo, apura o ganho obtido. Esse ganho corresponde à diferença entre o valor de realização (ou venda) e o valor de compra acrescido de outras despesas aceites. Por seu lado, o valor da compra poderá estar sujeito a atualização, que na prática é feita através da aplicação do coeficiente de desvalorização da moeda. Para imóveis cuja compra é recente, este efeito pode ser reduzido ou mesmo nulo. No entanto, no caso de imóveis cuja aquisição tenha tido lugar há vários anos, aquele coeficiente pode ter um impacto muito significativo.